5 formas de pagamento preferida pelos clientes

Descubra porque oferecer diferentes métodos de pagamento é indispensável para qualquer negócio digital.




Na hora de fazer compras, cada cliente possui uma forma de pagamento preferida que sempre utiliza na finalização dos pedidos. E por mais que essa etapa seja negligenciada por muitos negócios, conhecer os meios de pagamento que seu público mais utiliza é fundamental para satisfazer seu cliente.


Atualmente os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes, o que torna difícil o processo de satisfazê-los e torná-los clientes fiéis. Por conta disso, os negócios precisam estar atentos aos comportamentos de compra dos clientes para oferecer aquilo que eles mais desejam.


Nesse cenário, diversificar meios de pagamento entra como uma solução interessante para satisfazer o cliente, ajudando também a atingir um novo público e fidelizar clientes antigos.


Junto de outros fatores, os meios de pagamentos são decisivos na finalização de uma compra, sendo eles também um dos principais fatores pelo número de carrinhos abandonados em um comércio digital.


Confira neste artigo:



5 formas de pagamento preferidas pelos clientes


Nos últimos anos conseguimos observar um grande aumento na quantidade de formas de pagamento que uma pessoa pode fazer ao finalizar a sua compra. Opções como PIX, QR Code e links de pagamento ajudaram a trazer mais praticidade para o processo de compra.


Estar atento a esses novos métodos de pagamento é uma peça chave para conseguir oferecer a melhor experiência ao seu cliente. Por isso, separamos a seguir 5 formas de pagamento preferidas pelos clientes na hora de finalizar suas compras.


PIX


O PIX surgiu faz pouco tempo, mas já ganhou o coração de muitos brasileiros que viram nele uma forma mais rápida e acessível de realizar transferências bancárias.


Diferente dos tradicionais DOC e TED, o PIX permite que transferências sejam enviadas e recebidas em questão de segundos, além de funcionar 24 horas por dia, sete dias da semana e nos feriados.


A partir dela, as pessoas podem fazer pagamento por QR Code, PIX copia e cola e PIX por chave, tudo isso sem precisar pagar nenhuma taxa sobre as transações feitas.


Com essa rapidez, o PIX vem superando o uso do cartão de crédito e o boleto. Hoje ele é a segunda opção de pagamento mais utilizada, ficando atrás apenas do dinheiro em papel.


Cartão de crédito


Mesmo com o surgimento do PIX, o cartão de crédito ainda é um meio de pagamento muito utilizado e querido pelas pessoas. Isso ocorre devido a algumas facilidades que ele promove, como a possibilidade de fazer compras com valores mais altos, parcelar e programar pagamentos.


Aqui a dica é buscar aceitar as principais bandeiras de cartão de crédito, pois assim seu negócio conseguirá atrair mais pessoas e, consequentemente, fechar muitas vendas!


Boleto bancário


O boleto bancário é um meio de pagamento que existe há alguns anos, é muito utilizado por quem não possui cartão de crédito ou que acredite ser uma opção mais segura por não pedir dados bancários.


Compras realizadas por meio de boleto, podem ter um tempo de aprovação mais elevado.Porém, quem opta pelo boleto pode aproveitar os descontos que algumas lojas virtuais oferecem para esse método de pagamento.


Carteiras digitais


As carteiras digitais são uma forma de pagamento bem interessante para os consumidores. Com elas, seus clientes podem cadastrar em um único local os dados do seu cartão de crédito e débito.


Ao ter os dados na carteira, o cliente consegue realizar transações com o seu smartphone, tablet e até smartwatch. Isso é feito a partir da aproximação do dispositivo com a maquininha do estabelecimento ou a partir da leitura de um QR Code.


As lojas virtuais também podem utilizar esse meio de pagamento. Aqui, o cliente poderá finalizar a compra selecionando a carteira digital e digitando seu PIN, ou senha da carteira para aprovar a transação.


Cartão de débito ou débito on-line


O cartão de débito é um meio de pagamento muito conhecido e utilizado pelos clientes. Assim como as carteiras digitais e o cartão de crédito, esse método também aceita pagamento por aproximação em maquininhas, o que facilita na hora de finalizar um pedido.


Essa forma de pagamento é muito utilizada no meio offline para realizar as transações, mas no meio digital ele acaba sendo deixado de lado pelos consumidores. O motivo para isso se deve ao fato de que algumas bandeiras de cartão não permitem o pagamento por débito no meio online.


Porém, esse cenário pode mudar já que está sendo implementado um novo protocolo de segurança que permitirá comprar com qualquer cartão de débito independentemente da bandeira.


Quais métodos de pagamento aceitar?


Com tantas opções no mercado é comum ficar na dúvida no momento de escolher quais formas de pagamento seu negócio deve aceitar.


Focar nos meios que seus clientes mais utilizam é o ideal, mas nem sempre o método é vantajoso para o negócio. Para ajudar você com isso, separamos abaixo três dicas que podem orientar você na escolha ideal!


1) Verifique as taxas cobradas


Cada método de pagamento tem seu próprio jeito de funcionar, e muitos deles trabalham com valores diferentes para suas taxas de serviço. Analisar o valor que cada serviço trabalha é importante para entender a viabilidade de cada um e quanto seu negócio conseguirá lucrar pelas vendas.


2) Analise a segurança


Meios de pagamento precisam de um ambiente seguro e protegido contra possíveis invasões e vazamentos de dados. Busque saber como cada meio de pagamento cuida dos dados dos seus clientes para evitar maiores problemas depois.


3) Veja como ele se integra o seu sistema


Cada meio de pagamento tem a sua própria forma de se integrar ao sistemas. Dependendo do método, a integração pode ser demorada e necessitar de bastante esforço da sua equipe. Vale a pena pesquisar e analisar quanto tempo e esforço é necessário investir para realizar a integração.


A melhor solução de mix de pagamentos atualmente


Integrar o seu negócio a cada um dos meios de pagamento que seu público utiliza pode ser um processo longo e difícil. Além de ser necessário realizar pesquisas e entender como cada meio funciona, e muitas vezes eles podem demorar para se integrar ao seu sistema.


Isso pode fazer com que seu negócio demore muito para oferecer um novos meios de pagamento aos clientes, o que pode resultar na perda de vendas

Para evitar esse cenário, é preciso contar com um bom parceiro que consiga trazer mais agilidade para a sua operação. Para isso, a Plug é a opção ideal!


Nós desenvolvemos uma solução única que permite que o seu negócio tenha seu tão desejado mix de pagamentos sem precisar passar dias ou semanas na etapa de integração.


Com a Plug, você faz a integração uma única vez e já tem acesso a múltiplos provedores de pagamento de forma fácil, prática e segura.


Além de conseguir se integrar mais rápido, a Plug oferece uma dashboard completa onde você pode fazer a gestão de pagamentos, de clientes e acompanhar os meios de pagamento que você está conectado.


Se você tem interesse em ver como a nossa solução pode funcionar para o seu negócio, é só entrar em contato conosco que agendamos uma demonstração gratuita com nossos especialistas!





Blog