Black Friday 2022: Dicas para preparar seu negócio

Todo ano negócios digitais saem na corrida para preparar-se para as vendas, saiba quais são os principais pontos e mais importante: quais métodos de pagamento oferecer, quais provedores usar.



Desde 2010, quando a Black Friday foi inserida no calendário brasileiro, o mês de novembro é muito aguardado pelas empresas e consumidores. Nesse período, os negócios conseguem faturar mais ao oferecer descontos atrativos para seu público.


Com a popularização da data, a tendência de compra nesse período só cresce a cada nova edição. Para se ter uma ideia, em 2021 as primeiras 24 horas de Black Friday já renderam um faturamento total de R$5,419 bilhões, de acordo com um levantamento feito pela Neotrust.


Mas, para a sua empresa conseguir bons resultados na Black deste ano, é importante saber como se preparar para aproveitar a data. Por isso, ao ler este artigo você saberá:

  • 3 tendências da Black Friday 2022

  • Como preparar a sua loja para a Black Friday 2022?

  • A Plug integra sua loja com múltiplos meios de pagamento!


3 tendências da Black Friday 2022


Para preparar bem seu negócio, é essencial conhecer as tendências da Black Friday deste ano. Assim, você saberá o que seu público espera do seu negócio e como implementar essas pequenas mudanças.


A seguir, separamos três práticas que tiveram sucesso durante a Black Friday de 2021 e que tem uma forte tendência de voltar na edição deste ano.


1. Frete como fator decisivo


Durante a Black já sabemos que a intenção do consumidor é adquirir aquele produto desejado pelo menor preço possível. E isso não inclui somente o valor do produto em si, mas também o frete.

Segundo um relatório feito pela publicidade UOL, o valor do frete é um dos principais fatores que seus clientes utilizam quando vão decidir finalizar uma compra. O frete sozinho pode fazer com que seu cliente perca o interesse e prefira adquirir os itens com uma empresa que ofereça condições melhores de entrega.


2. Meios alternativos de pagamentos


Além do frete, oferecer opções que facilitem o pagamento também influenciam na finalização de um pedido. Segundo dados da Carat Insights sobre a Black Friday de 2021, a maioria das pessoas está considerando meios alternativos de pagamento para finalizar suas compras.


Opções como PIX, leitura por QR Code, aproximação e pagamento por link estão entre as opções de pagamento que os consumidores consideram utilizar nas suas compras em 2022.


3. Live commerce


O marketing é a área mais priorizada na Black Friday, e durante a pandemia, a forma que as empresas divulgavam suas promoções precisou ser mais focada nos formatos digitais.


Nesse cenário, surgiu a estratégia do live commerce, onde a partir de uma transmissão ao vivo as empresas promoviam vendas ao demonstrar seus produtos e oferecer descontos em tempo real..


Ter uma pessoa divulgando promoções, ajuda a deixar a marca mais humanizada, contribuindo para um interesse e engajamento maior do público, além é claro de conseguir fechar mais vendas de forma rápida.




Como preparar a sua loja para a Black Friday 2022?


Para obter sucesso de vendas nessa data, é importante já começar a planejá-la com antecedência. Geralmente, as promoções já são pensadas no mês de outubro, para dar tempo de validar as ideias e enviar as orientações para as equipes de criação e atendimento.


Mas, a Black Friday não é só sobre o marketing. Também é preciso preparar a sua empresa internamente para apoiar o volume maior de vendas que esse período traz. Afinal, de nada adianta ter ótimas promoções se seu público não consegue finalizar seus pedidos.


Pensando nisso, separamos algumas práticas interessantes para você utilizar na preparação do seu negócio para a Black Friday 2022.


Prepare seu estoque


Seu estoque deve estar pronto para suprir as vendas realizadas durante o período, e para isso é preciso considerar a quantidade dos itens que você precisa ter nesse momento. Aqui é interessante saber quais produtos terão uma saída maior nesse período para já realizar o pedido junto ao fornecedor.


É importante não deixar isso para a última hora, pois muitas vezes durante a Black, seus fornecedores podem demorar para enviar os produtos necessários, ou então trabalhar com preços mais altos.


Para listar os itens que vão ter mais saída, você pode consultar pesquisas de mercado que indicam qual a tendência de compra do público, ou realizar uma análise das últimas compraspara ter um resultado mais preciso.


Otimize seu checkout


Um dos motivos que podem fazer seus clientes desistirem de uma compra online é quando eles precisam passar por diversas etapas para conseguir finalizá-las. Lembre-se que o principal motivo do seu cliente comprar online é para ter mais facilidade.


Portanto, no seu planejamento para a Black Friday 2022, é interessante pensar em formas de otimizar o seu checkout. Revise as informações pedidas aos clientes e veja quais etapas podem ser retiradas do processo.


Além disso, é interessante implementar o checkout transparente na sua loja virtual. Nesse tipo de finalização, seu cliente não é redirecionado a outro site para finalizar o pagamento. Aqui, ele permanece no site da loja durante toda a conclusão do pedido. Isso ajuda a deixar seu cliente mais seguro e confiante no momento de finalizar a compra.


Diversifique seus meios de pagamentos


Muito importante é oferecer diferente métodos de pagamento sempre, mas neste período pode ser crucial e indispensável, que os meios de pagamento que você oferece sejam diversificados, para assim poder atingir uma quantidade maior de clientes.


Cada consumidor possui suas próprias preferências em relação a forma de pagar um pedido. Alguns preferem pagar com cartão, outros com PIX e tem aqueles que preferem pagar por link.


Como a Black Friday faz com que a movimentação na sua loja seja maior, é interessante poder oferecer ao seu cliente a forma de pagamento que ele mais utiliza, evitando assim abandono de carrinho


Invista na sua logística


Para quem vende online, cuidar das entregas dos pedidos é uma parte fundamental do seu trabalho, principalmente na Black Friday. Com um volume maior de vendas, é preciso ter certeza que a sua logística conseguirá suportar os novos pedidos.


Ao otimizar a sua logística, é importante fazer isso de forma que não gere mais gastos para que sua empresa possa oferecer entregas atrativas e que garantam que o negócio consiga lucrar.


Trabalhe com retentativas automáticas de pagamento


Muitas vezes ao finalizar a compra, seu consumidor pode enfrentar problemas para seu pagamento ser aprovado caso o sistema do método de pagamento utilizado apresente erros de conexão.


Para evitar que isso leve muito tempo e faça seu consumidor desistir, é interessante trabalhar com uma stack de pagamentos na Black Friday que permita que retentativas automáticas de pagamento sejam feitas.


Treine sua equipe de atendimento


Não é só o volume das vendas que aumentam durante a Black Friday. A data também pode trazer diversos clientes com dúvidas acerca dos produtos, promoções e processos de compra. Nessa hora, ter um bom time de atendimento pode fazer a total diferença.


Os clientes gostam de ser bem atendidos e possuem a tendência de voltar a comprar das lojas que conseguiram ajudar ele com algum problema. Para fazer isso no seu negócio, é importante manter uma equipe bem treinada durante a Black Friday 2022.


A sua equipe precisa estar por dentro promoções ativas, quais as regras delas, quais os produtos vendidos e como se comunicar com seu cliente. A partir disso, é possível que eles realizem um atendimento de qualidade.


A Plug integra sua loja com múltiplos meios de pagamento!


Todos sabemos que o processo de oferecer diversos meios de pagamento pode ser difícil. Ter que integrar seus sistemas com diversas tecnologias pode ser um processo muito moroso.


Para evitar isso e trazer mais agilidade na diversificação de pagamentos, você pode contar com a nossa solução! Com a Plug, você integra uma única vez ao sistema e já tem acesso a diversos meios de pagamentos diferentes de forma rápida e prática.


Quer saber como isso pode funcionar para o seu negócio? Entre em contato conosco e agende uma demonstração gratuita com nossos especialistas!




Blog