Blog Se Liga!

Histórias de Sucesso: como o Rei do Pitaco escalou sem precisar de seus 33 engenheiros

Como o Rei do Pitaco escalou sua infraestrutura de pagamentos, aumentou sua taxa de conversão sem precisar dos seus 33 engenheiros para isso.

Como a empresa escalou sua infraestrutura de pagamentos, aumentou sua taxa de aprovação sem precisar dos seus 33 engenheiros para isso.

O Rei do Pitaco é um Fantasy Game diário, feito para pessoas apaixonadas por futebol escalarem seus times a cada rodada, o usuário não precisa esperar até o final do campeonato para sentir a emoção de campeão e acessar os prêmios.

O seu principal diferencial, é ser um produto pensado e desenvolvido para o público brasileiro, que além de apaixonado por futebol, é extremamente engajado em suas ligas.

Além disso, a empresa cria campeonatos exclusivos, assim a gama de oportunidades oferecidas para o público é muito maior. Hoje o App conta com mais de 300 mil de usuários, e diversos campeonatos ao ano.

Rei do Pitaco + Malga

Em julho de 2021, o Rei do Pitaco começou a utilizar a solução de pagamentos da Malga e em pouco tempo a empresa colocou para rodar diferentes meios de pagamentos e obteve uma taxa de aprovação nas transações de aproximadamente 98% e +5.700 de transações recuperadas. Vamos falar mais afundo sobre os desafios abaixo.

O time deles costuma dizer que o Rei nesse período era um MVP que tinha dado certo, isso significa que eles estavam focados em desenvolver seu produto para que eles pudessem operar.

Porém, como qualquer startup é comum que com essa estratégia de negócio, surjam alguns débitos técnicos, como, por exemplo, na infraestrutura de pagamentos. E é nesse momento que entra a solução da Malga.

O desafio do Rei do Pitaco

Com um número tão grande de usuários e partidas, o desafio era conseguir escalar sua capacidade de disponibilidade para suportar um alto volume de vendas realizado em dias e horários específicos da semana — quando acontecem as partidas.

Tudo isso com uma documentação de integração simples e fácil, o time de desenvolvimento não perdeu tempo e conseguiu focar em desenvolver o próprio produto.

Além disso, eles precisavam de um mix de meios de pagamentos que conseguisse atender as necessidades dos seus usuários, e assim melhorar sua taxa de aprovação nas vendas.

Alguns dos desafios:

  • Precisavam de um Gateway de Pagamento 2.0: Os contratos fechados com gateways de pagamento tradicionais não atendiam mais a necessidade do negócio;
  • A chegada do Pix e a necessidade de ter um mix de meios de pagamento mais diverso.
  • Integrar um novo meio de pagamento sempre demandava muito tempo da equipe de engenharia.

Com Malga: mais liberdade para alcançar melhores resultados

Foco no core: Redução de esforços do time de engenharia para resolução de bugs e integrações relacionadas à pagamentos.

Fallbacks e retentativas

Automações que garantem a captação de todas as vendas, elevando a taxa de aprovação.

Mix de meios de pagamento

Disponibilidade de diversos meios de pagamentos para os seus clientes, gerando uma excelente experiência.

Escala em alta complexidade

Autonomia e poder de escolha para mudar de adquirente ou adicionar novos tipos de pagamento, sem grandes alterações.

Mudança no meio de Campo e Ataque

Antes de integrar com a Malga, o time de engenharia do Rei do Pitaco certificou que o processo não seria tão moroso quanto o que eles enfrentaram integrando diretamente com cada provedor.

Murilo Parente, CTO

Além disso, eles certificaram que a Malga conseguiria suportar os períodos de pico de pagamento, pois os provedores usados anteriormente já tinham apresentado problemas em dias extremamente importantes para o negócio.

Com a Malga, a empresa ganhou autonomia para gerenciar quais eram os métodos de pagamento que gostariam de integrar e faziam sentido para o seu negócio.

“Todo o processo foi muito rápido e tranquilo. Integramos com a Malga em 2 dias e já conseguimos transacionar em produção.”

Murilo Parente, CTO

Antes, eles não tinham esse poder e autonomia, ficando presos a taxas muitas vezes abusivas e produtos que não atendiam suas necessidades.

O fallback ou retentiva, como chamamos por aqui, foi crucial. Agora, a empresa consegue garantir que vai captar todas as vendas.

“Hoje temos 33 pessoas em engenharia, e nenhuma delas trabalha em integrar novos métodos de pagamento, ou corrigir bugs”.

Murilo Parente, CTO

Quer saber mais sobre como a Malga pode ajudar seu negócio a escalar sua capacidade de vendas? Agende uma conversa com o nosso time!

Perguntas frequentes (FAQ):

O que é taxa de aprovação?

A taxa de aprovação está diretamente relacionada aos processos de pagamento. É um indicador que se refere à aprovação dos métodos escolhidos para realizar um pagamento, como boleto, cartão de crédito, pix, entre outros. Quando alguém realiza um pedido e escolhe um método de pagamento, esse método precisa ser aprovado para que a transação seja concluída. Essa taxa mede a proporção de transações que foram aprovadas em relação ao total de transações realizadas.

O que é infraestrutura de pagamentos?

A infraestrutura de pagamentos se refere a um conjunto de tecnologias e processos necessários para permitir transações financeiras seguras e rápidas em ambiente digital. É como um motor que impulsiona a expansão de negócios online. Essa infraestrutura de pagamento engloba desde a conexão entre diferentes sistemas de pagamento até a segurança das transações e a integração com outras ferramentas, como sistemas de gestão e de análise de dados. É essencial para garantir a eficiência e a segurança das transações financeiras no mundo digital.

O que é um gateway de pagamento 2.0 e como pode ajudar a alavancar as vendas?

É uma ferramenta que, além de reunir as informações necessárias para processar um pagamento e transmiti-las ao adquirente e à bandeira do cartão, também é capaz de conectar a empresa a vários provedores de pagamento, permitindo que a empresa escolha o provedor e decida o caminho que a transação financeira deve seguir. Isso oferece maior controle e flexibilidade na gestão das transações financeiras.

No caso do Rei do Pitaco, essa tecnologia pode ajudar a alavancar as vendas, permitindo que a empresa ofereça aos clientes uma ampla variedade de opções de pagamento, incluindo diferentes provedores de pagamento. Além disso, pode ajudar a melhorar a segurança das transações financeiras e a garantir a eficiência do processo de pagamento, o que pode resultar em uma experiência de compra mais satisfatória para os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas da empresa.

→ Você também pode se interessar por ler:

Aproveite e leia também: