Case Rei do Pitaco: Escalando a melhor integração de pagamentos

Como o Rei do Pitaco escalou sua infraestrutura de pagamentos, aumentou sua taxa de conversão sem precisar dos seus 33 engenheiros para isso.



O Rei do Pitaco é um Fantasy Game diário, feito para pessoas apaixonadas por futebol escalarem seus times a cada rodada, o usuário não precisa esperar até o final do campeonato para sentir a emoção de campeão e acessar os prêmios.


O seu principal diferencial, é ser um produto pensado e desenvolvido para o público brasileiro, que além de apaixonado por futebol, é extremamente engajado em suas ligas.


Além disso, o Rei do Pitaco cria campeonatos exclusivos, assim a gama de oportunidades oferecidas para o público é muito maior. Hoje o App conta com mais de 300 mil de usuários, e diversos campenonatos ao ano.


Rei do Pitaco + Plug


Em julho de 2021, o Rei do Pitaco começou a utilizar a solução de pagamentos da Plug.


O time deles costuma dizer que o Rei nesse período era um MVP que tinha dado certo, isso significa que eles estavam focados em desenvolver seu produto para que eles pudessem operar.


Porém, como qualquer startup é comum que com essa estratégia de negócio, surjam alguns débitos técnicos, como, por exemplo, na infraestrutura de pagamentos. E é nesse momento que entra a solução da Plug.


O desafio do Rei do Pitaco


Com um número tão grande de usuários e partidas, o desafio era conseguir escalar sua capacidade de disponibilidade para suportar um alto volume de vendas realizado em dias e horários específicos da semana — quando acontecem as partidas.


Tudo isso sem perder tempo do time de desenvolvedores, que deveria estar focado em desenvolver o próprio produto.


Além disso, eles precisavam de um mix de meios de pagamentos que conseguisse atender as necessidades dos seus usuários, e assim melhorar sua taxa de aprovação nas vendas.


Alguns dos desafios:

  • Os contratos fechados com Gateways não atendiam mais a necessidade do negócio;

  • A chegada do Pix e a necessidade de ter um mix de meios de pagamento mais diverso.

  • Integrar um novo meio de pagamento sempre demandava muito tempo da equipe de engenharia.



Mudança no meio de Campo e Ataque


Antes de integrar com a Plug, o time de engenharia do Rei do Pitaco certificou que o processo não seria tão moroso quanto o que eles enfrentaram integrando diretamente com cada provedor.


"Eu mesmo dei uma testada na documentação, tentei entender o quão complexo seria integrar com a Plug, e me surpreendi muito positivamente, pois eu já tinha visto muitas documentações de outros métodos de pagamento, e a Plug me pareceu ser muito mais simples, pois para cada método de pagamento a Plug usava uma única abstração". — Murilo Parente

Além disso, eles certificaram que a Plug conseguiria suportar os períodos de pico de pagamento, pois os provedores usados anteriormente já tinham apresentado problemas em dias extremamente importantes para o negócio.


Com a Plug o Rei do Pitaco ganhou autonomia para gerenciar quais eram os métodos de pagamento que gostariam de integrar e faziam sentido para o seu negócio.


Antes, eles não tinham esse poder e autonomia, ficando presos a taxas muitas vezes abusivas e produtos que não atendiam suas necessidades.


O fallback ou retentiva como chamamos por aqui, foi crucial, agora o Rei do Pitaco consegue garantir que vão captar todas as vendas.


"Hoje temos 33 pessoas em engenharia, e nenhuma delas trabalha em integrar novos métodos de pagamento, ou corrigir bugs".

Quer saber mais sobre como a Plug pode ajudar seu negócio a escalar sua capacidade de vendas? Agende um call com o nosso time!





Blog