Link de Pagamento: como funciona e quais são as vantagens para aumentar as vendas?

Quando pensamos num processo de compra online, tudo o que mais desejamos, seja como negócio ou como cliente, é na simplicidade e na possibilidade de resolver tudo de maneira rápida.



Link de Pagamento - Uma ilustração de mulher sentada com um gato no colo e o celular na mão, pagando um link de pagamento.


O que é e pra que serve um link de pagamentos?


Pense neste cenário: Maria tem uma marca de roupas femininas e usa o Instagram como principal canal de divulgação de suas peças. Lá, uma possível cliente, Joana, entra em contato e diz que se interessou por dois vestidos, um cinto e uma calça. Ela pergunta o preço, se tem frete incluso e o prazo de envio. Maria tira todas as dúvidas e avisa que ela tem um cupom de 10% de desconto na primeira compra. Joana fica toda contente com o rápido atendimento e confirma que vai querer continuar com a compra. Rapidamente, Maria cria um link de pagamento pelo Dashboard da Plug, com todas as informações trocadas e já o envia para Joana, que só vai preencher escolhendo o método de pagamento preferido e pronto. Compra paga, com o desconto aplicado e venda confirmada!


O link de pagamento é uma forma simples, rápida e segura de receber pagamentos online, sem que o seu cliente precise visitar uma loja virtual para efetuar uma compra. Funciona 24h por dia, 7 dias por semana. Quando um cliente compra por meio do link de pagamento, ele usa a URL para escolher o melhor método de pagamento e finalizar a compra.


Além disso, é uma solução no-code que utiliza a infraestrutura de pagamentos da Plug, oferecendo uma experiência segura, sem custos adicionais e sem a necessidade de integração. Na prática, as empresas não precisariam de um eCommerce ou loja para receberem pagamentos.


Cobrar e receber dos clientes são procedimentos que tomam bastante tempo de quem gerencia um negócio. São etapas fundamentais que podem trazer muita dor de cabeça. De acordo com uma pesquisa feita pelo Serasa Experian, por exemplo, a inadimplência do Brasil atinge 30% da população. Por isso, encontrar ferramentas que ajudem na gestão de pagamentos muda o jogo. Além de facilitar o dia a dia, o link de pagamento otimiza o fluxo de cobrança.


Quer conhecer um pouco mais e ver como funciona? Acompanhe este post até o final e confira tudo no detalhe.



10 vantagens imperdíveis para começar a usar o Link de Pagamento da Plug


Separamos as principais vantagens em ter um Link de Pagamentos como forma de checkout para o seu negócio. Confira:

  • Facilidade para receber pagamentos online de vendas realizadas por redes sociais, ações de resgate de carrinhos abandonados, vendas perdidas e ofertas personalizadas;

  • Praticidade para cobrar clientes usando o Dashboard da Plug, com experiência simples de configuração e geração imediata do link de pagamento;

  • Acelera a realização de promoções e vendas diretas, sem necessidade de configuração em loja online;

  • Redução da jornada de compra e aumento da conversão de vendas - o cliente final, que vai realizar o pagamento, não precisa passar pela loja ou site para selecionar os produtos, sendo direcionado para a página de pagamento do link;

  • Diferentes opções de pagamento entre Pix, Cartão de Crédito (à vista e parcelado sem juros) e/ou Boleto;

  • Facilidade para criar promoções ou ofertas especiais, se beneficiando do tempo de expiração da URL do link de pagamento. Ofertas relâmpagos são sempre uma boa pedida para ajudar nas vendas!

  • Segurança com a infraestrutura de pagamentos da Plug, garantindo a proteção das informações do cliente e do pagamento, sem a necessidade de integração;

  • Sem custos ou taxas adicionais para o cliente Plug, que poderá gerar links ilimitados;

  • Acompanhamento do status das cobranças e gestão dos links pelo Dashboard, com uma visão centralizada e facilitada, utilizando a mesma configuração de provedores e de retentativa da integração;

  • Utilização do Checkout pelo cliente final para pagamento de forma segura e protegida, realizando o cadastro e o pagamento diretamente na finalização da compra.





Como criar um Link de Pagamento? Veja como é simples!


Através do Dashboard da Plug, no menu Links de Pagamento, você inicia a criação de um novo link. Para isso, é só completar os detalhes do pedido, os valores e definir os meios de pagamento que quer disponibilizar para o seu cliente final, entre cartão de crédito (à vista ou parcelado), Pix e Boleto. Após confirmar o pedido, a URL será disponibilizada na tela. Depois, é só copiar e enviar o link diretamente para o seu cliente realizar o pagamento.


Informações da venda


Quem tiver interesse em usar esse formato de pagamento, vai poder preencher os campos com os itens, a descrição, o valor e a quantidade:

  • Na informação do pedido, o lojista vai inserir um ou mais itens;

  • A soma do valor dos itens será o valor total do link de pagamento;

  • Poderão ser inseridos itens de valor positivo, como produtos, serviços, custo do frete, etc. E de valor negativo, com a inserção de descontos, cupons ou bônus;

  • Na tela de resumo, será possível conferir todos os itens configurados e, após a avaliação, alterar algo caso necessário ou então criar seu link personalizado;

  • Pronto! Basta enviar o link para o cliente e confirmar a compra!


E como funciona a experiência do seu cliente realizando o pagamento?


Ao acessar o link por redes sociais, WhatsApp ou outro canal de contato, o cliente será direcionado para o checkout da Plug, onde poderá conferir os detalhes do pedido configurado, preencher os dados de identificação e optar pela forma de pagamento mais conveniente, entre boleto, pix e cartão de crédito com opções de parcelamento.


Acompanhamento das cobranças dos links através do Dashboard da Plug


Após a criação do link, você poderá acompanhar o status de pagamento por meio da área de Links de Pagamento e de Cobranças do Dashboard da Plug.


Viu como o link de pagamento pode ser útil para dar celeridade às vendas? Tem interesse em saber um pouco mais? Converse com nossos especialistas em pagamentos e veja como a Plug pode ajudar o seu negócio a vender mais.




Blog