Provedores de pagamentos: como escolher a melhor opção para o negócio?


O que é, quais seus benefícios e como acertar na integração com provedores de pagamentos.



O e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020, segundo o índice MCC-ENET e muitos negócios estão migrando para as plataformas digitais. A escolha do provedor de pagamentos ideal para o empreendimento pode parecer simples dada a quantidade de opções disponíveis no mercado atualmente, porém deve ser analisada com profundidade pela pessoa que tomará a decisão ‒ seja ela do time técnico ou de negócios ou finanças ‒ para não gerar custos e/ou prejuízos desnecessários.


Separamos informações fundamentais para lhe ajudar nessa decisão. Nesse artigo, você vai aprender:


Vamos lá?



O que é um Provedor de pagamento?


Um provedor de serviço de pagamento (PSP) oferece suporte para que as transações eletrônicas com cartões de crédito, carteiras digitais e outras formas de pagamento aconteçam de maneira transparente e rápida.


Além de simplificar a aceitação de pagamentos online por parte de estabelecimentos comerciais, também oferecem segurança em relação aos dados sensíveis e algumas ferramentas de gestão e acompanhamento, como dashboards e relatórios.



Por que eu preciso integrar com um provedor de pagamento?


O varejo digital está em franca expansão no Brasil e, mesmo antes do início da pandemia do novo Coronavírus, já contava com uma estimativa de crescimento de 18% para o ano de 2020, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Apenas no primeiro semestre de 2021, o e-commerce já bateu recorde e atingiu a marca de R$53,4 bilhões, com um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.


Brasileiros e brasileiras passaram a usufruir mais da comodidade de comprar online e a mudança de comportamento, que já vinha se transformando ao longo dos anos, acelerou impulsionada pela pandemia e pelo crescimento do acesso à internet já disponível em quase 83% dos domicílios brasileiros.


Ao contratar os serviços de um PSP, você poderá ofertar seus produtos e serviços online com certa facilidade, sem precisar se tornar um especialista em pagamentos ou assumir integralmente os riscos de fraudes ou se distanciar da essência do seu negócio.



Como escolher o melhor provedor para o meu negócio?

Múltiplas formas de pagamento

Disponibilizar poucas formas de pagamentos no ato da compra foi a razão para 7% dos abandonos de carrinho em 2021, segundo um levantamento da Baymard. Apresentar ou não diversos meios de pagamento para seus clientes vai impactar diretamente as suas vendas, por isso, antes de tudo, é preciso entender as preferências e comportamentos dos seus consumidores. Faça algumas perguntas para traçar essas preferências. Separamos abaixo alguns exemplos:

  • O preço do seu produto é baixo e seu cliente prefere pagar à vista ou, por ter um alto valor, a chance de compra parcelada é maior?

  • Seu cliente já está confortável com o pagamento via PIX ou vai preferir pagar no cartão de crédito por segurança ou comodidade?

  • Sua empresa também vende para outros países e disponibilizar outras moedas é imprescindível para você?

Via de regra, a melhor forma de evitar a perda de vendas é oferecer diversas alternativas de meios de pagamentos: cartão de crédito, débito, PIX, boleto bancário, entre outros… Isso também vale para as bandeiras aceitas e, em caso de internacionalização da empresa, é importante listar quais moedas estão disponíveis nos provedores de pagamento selecionados.



Segurança e confiabilidade

A transação digital oferece mais chance de fraudes do que a presencial e, para evitar dores de cabeça e prejuízos, é importante escolher um provedor que garanta a segurança para o vendedor e para o comprador.


Para proteger os dados de compra, muitos provedores possuem certificações de segurança, como a PCI, e podem oferecer também serviços adicionais de antifraude, por exemplo.



Disponibilidade de serviço

Durante a jornada de compra, o seu cliente passa por uma série de etapas até tomar a decisão definitiva de comprar um produto ou serviço. Essa experiência pode ser extremamente rápida (como na compra por impulso) ou um pouco mais lenta e depende de fatores como preço, necessidade, vieses, valor, entre outros.


Diante desse cenário, é bastante frustrante para o seu cliente passar por todo esse processo e, ao finalizar a compra, a transação falhar por erro de indisponibilidade do provedor. Isso torna a experiência ruim e certamente impactará negativamente nas vendas. Assim sendo, é importante ter mais de uma opção de provedor disponível como alternativa para esses momentos.


De olho na taxa de aprovação


Como um dos principais indicadores de sucesso das suas transações online, acompanhar de perto e manter a sua taxa de aprovação alta é vital para a saúde do negócio.


É um diferencial optar por provedores que oferecem ferramentas para lhe ajudar a manter sua taxa de aprovação alta e otimizar ainda mais a experiência de compra, como por exemplo: checkout transparente, retentativa em casos de transação negada ou compra com 1-clique.



Custos e taxas


Na hora de levantar os custos e as taxas de cada provedor, cabe ter em mente que cada provedor tem uma estratégia própria de precificação, mas em geral, todos cobram um percentual por transação que pode variar por volume, meio de pagamento, condição de parcelamento ou antecipação de recebíveis.


A dica então é solicitar orçamento com vários provedores para entender qual se encaixa melhor ao seu momento de empresa.



Integração API e tecnologia


Para tornar a sua operação menos engessada e mais customizável de acordo com as necessidades dos estabelecimentos, os provedores disponibilizam integrações API para conexão entre sistemas.


Embora o intuito seja facilitar e permitir a personalização por parte do estabelecimento, algumas vezes, os provedores podem ter plataformas muito complexas ou com erros e falhas na documentação que dificultam o processo inicial de configuração e podem favorecer o mal uso das ferramentas.


Nesse sentido, analisar as documentações e o guia de implementação para garantir que segue boas práticas é imprescindível para evitar prejuízos.



Suporte e atendimento ao cliente


Por último, mas não menos importante, é fundamental verificar os canais e horários de atendimento antes de escolher e fechar com provedores. Um bom suporte pode fazer a diferença:

  • ao longo da integração com o provedor, já que podem surgir diversas dúvidas no entendimento das boas práticas e dos casos de exceção característicos dos meios de pagamento

  • já transacionando, caso ocorra algum problema com uma transação negada ou fraude


Bônus: como a Plug pode lhe ajudar a escolher o melhor provedor?


As maiores empresas do mundo investem milhões para conseguir resolver problemas de pagamentos com times e sistemas próprios, muitas vezes desviando da essência do negócio.


A Plug desenvolveu uma plataforma única para operar com múltiplos provedores de pagamentos! Ao integrar com a Plug uma única vez, é possível mudar de provedor de acordo com as necessidades de curto e de longo prazo e oferecer diversos meios de pagamentos, sem precisar escrever nenhuma nova linha de código.


Dessa forma, é possível reduzir custos e o risco de integrar com vários provedores e entregamos uma API realmente simples e fácil de usar!

Blog