Roteamento de provedores de pagamento e seus benefícios

Entenda o que é roteamento de provedores, e como seu e-commerce pode utilizar essa funcionalidade antes mesmo da Black Friday.



Afinal, o que significa roteamento de provedores?


Essa é uma das principais dúvidas que muitos gestores de comércio digital tem, por que diferente do ambiente físico, onde é só trocar a maquininha, no ambiente digital, tudo acontece em uma camada que ninguém vê.


Pensando em sanar essa e outras dúvidas relacionadas ao tema, nosso time de expert veio explicar o que é roteamento de provedores e porquê todo negócio digital deveria rotear seus provedores.


Neste artigo você vai saber:



O que é um provedor de pagamentos?


Ainda existe muita dúvida sobre o papel de cada parte envolvida durante uma transação, se esse não é seu caso, pule duas casas! Brincadeiras à parte, mas, para tirar todas essas dúvidas, vamos voltar alguns posts atrás.


Um provedor de pagamentos (PSP) é responsável por oferecer suporte para que as transações digitais com cartões de crédito, carteiras digitais e outras formas de pagamento aconteçam de maneira transparente e rápida.

Além de simplificar a aceitação de pagamentos online por parte de estabelecimentos comerciais, também oferecem segurança em relação aos dados sensíveis e algumas ferramentas de gestão e acompanhamento, como dashboards e relatórios.


Por que utilizar mais de 1 provedor de pagamento?


Além das taxas, que boa parte das vezes é um motivacional para mudança entre provedores de pagamentos, existem outros motivos pelos quais você deve usar mais de um provedor.


Indisponibilidade

Algo muito comum é a indisponibilidade. Muitos clientes já encontraram problemas com indisponibilidade de um serviço por parte do provedor, ou até mesmo indisponibilidade total.


Esse é um dos problemas que você não consegue prever, mas consegue estar preparado caso ele ocorra. E a melhor forma de fazer isso é estar integrado com mais de um provedor, pois em casos de indisponibilidade, falhas no sistema, sua loja não será comprometida e não sofrerá perdendo alguma venda.


Métodos de pagamento mais diversos

Com o crescimento das compras on-line nos últimos anos, aceitar diversos métodos de pagamento torna-se cada vez mais importante. E um dos motivos pelos quais você precisa utilizar mais de um provedor de pagamento, está diretamente atrelado à isso.


É muito comum que as taxas oferecidas para cada método de pagamento mude entre os provedores, além disso, integrar certos métodos pode ser mais fácil ou complicado dependendo da tecnologia oferecida pelo provedor.


O que muitos negócios fazem é integram com determinado provedor um método, e com outro provedor, outro método, ou às vezes decidem não aceitar determinado método, o que pode prejudicar o negócio no médio, longo prazo.


Redução de custos e aumento nas vendas

Além de todos os pontos que mencionamos anteriormente, integrar mais de um provedor pode contribuir para a redução de custos do seu processo de vendas, e por consequência pode aumentar o volume de venda.


Pode parecer uma equação um pouco estranha, eu sei, mas ao integrar mais de um provedor você consegue escolher o tipo de transação que passa com cada um deles e, além disso, pode optar pelo método que seja mais econômico em taxas e aumentar sua capacidade de vendas.


Suporte para escalar suas vendas

Além da disponibilidade, é comum que alguns provedores tenham tecnologias mais resilentes que outros. A resiliência em pagamentos é por vezes um tema ignorado por alguns gestores de negócios digitais, mas ela é muito importante.


A medida que seu negócio vai escalando o número de vendas, e/ou por algum motivo tenha períodos com altos picos de venda, é necessário que o seu provedor consiga suportar seu negócio sem apresentar falhas e escalar a medida que sua infraestrutura de pagamentos necessite.


O que é roteamento de provedores de pagamento?

Roteamento de provedores nada mais é que ter um sistema que permita você transacionar parte das vendas em um provedor, e outra parte em outro. Além disso, ao utilizar dois provedores e realizar roteamento entre eles, você ganha um backup em casos de falha, problemas de escalabilidade e outros.



Quais os benefícios de fazer roteamento entre provedores

Anteriormente mencionamos pontos que por si só, já contam como benefícios de utilizar mais de um provedor, abaixo vamos falar especificamente sobre algumas funcionalidades que podem beneficiar ainda mais seu negócio.


Retentativa de pagamentos

A "retentativa" de pagamentos é uma funcionalidade que se tornar possível ao estar integrado com mais de um provedor em uma API como a Plug. Ela funciona como uma luz de emergência, se ao realizar uma transação seu cliente passar por alguma falha seja por indisponibilidade, por erro do provedor, por falha no antifraude, você tem a possibilidade de tentar uma nova transação em até 30 segundos.


Tudo isso acontece em uma camada que seu cliente não enxerga, então a pessoa não precisa preencher novamente os dados do cartão e realizar uma nova tentativa de pagamentos, esse processo acontecerá automaticamente.


Teste A/B

O Teste A/B é uma funcionalidade que permite você analisar as transações do seu negócio. E pode ser considerado um benefício que ao realizar testes A/B você possa entender qual parâmetros de aprovação das vendas, taxas cobradas em cada venda, métodos que são melhores aceitos em determinado provedor.


Ao fazer isso, você pode determinar que o provedor A pode ser prioritário nas vendas, e o B funcionar como um backup, ou vice-versa.


Além dos pontos mencionados, é possível reduzir custos, afinal com dados mais precisos e transparentes das suas transações você vai poder criar regras de otimização para seu processo de pagamento.


Aumento na taxa de aprovação

Boa parte dos comércios digitais perdem vendas por falhas do provedor, porém, sem uma solução que dê transparência total das transações, fica difícil saber.


Um dos benefícios de utilizar o roteamento de provedores, é o aumento da sua taxa de aprovação. Pois, dado que você consegue realizar retentativas de pagamento roteando os provedores, as suas chances de perder uma venda se tornam muito menores.


Roteamento de provedores em 2 passos

Bom, espero que você tenha gostado do conteúdo até aqui e tenha informações suficientes para perceber que utilizar mais de um provedor e realizar roteamento entre eles pode beneficiar e muito o seu negócio. Para finalizar, separamos dois passos simples para realizar o roteamento.


Integração com provedores

O primeiro passo não é integrar com mais um provedor além do que você já utiliza hoje, ele é bem mais simples que isso. O que você precisa é estar integrado com uma API como a Plug que permite seu negócio estar integrado com vários provedores em uma única integração.


Gestão de fluxo de pagamentos

Após integrar estar integrado com diversos provedores, você vai poder criar seu fluxo de pagamentos. Nele você vai poder dizer, por exemplo, qual a porcentagem de vendas que você deseja transacionar em determinado provedor, ou qual deles será sua primeira opção, e assim por diante.


Conclusão

Agora que você já sabe o que é roteamento de provedores, e como ele pode beneficiar seu negócio digital, você só precisa de uma equipe expert em pagamentos para te orientar como criar um fluxo de pagamentos que vai suportar seu negócio e ajudar a aumentar suas vendas.


Quer realizar uma consultoria gratuita e entender como o roteamento pode beneficiar seu negócio? Fale com o nosso time!





Blog