Taxa de aceitação em pagamentos: O que é, e como melhorar.

Como oferecer mais métodos de pagamento pode ajudar seu e-commerce a aumentar o número de vendas.



A taxa de aceitação de pagamentos é uma métrica vital que as empresas precisam acompanhar. A partir dela, é possível saber se as expectativas do seu cliente estão sendo atendidas ao realizar o pagamento do seu pedido.


Essa taxa influencia diretamente na quantidade de vendas que a sua empresa consegue fazer. Sendo assim, monitorar essa métrica e aplicar medidas para otimizá-la é algo que vai impactar diretamente na receita que seu negócio consegue gerar.


Uma das formas conhecidas de melhorar a taxa de aceitação, é investindo em um mix de meios de pagamento. Assim, é possível oferecer mais opções ao cliente na hora de finalizar a compra, diminuindo as chances de uma desistência durante a operação.


Mas, como somente a diversificação de pagamentos consegue aumentar a taxa? É isso que você conhecerá no decorrer deste artigo, onde você saberá mais sobre:



Como os meios de pagamento impactam a taxa de aceitação?


Os meios de pagamento representam uma parte essencial nos pontos de contato que você tem com seu cliente. Mas, muitas vezes é negligenciado e passa despercebido pela maioria das empresas.


Geralmente, o foco delas está em outras etapas da jornada de compra do seu consumidor, como as que vem antes do cliente realizar o pagamento, onde existe um grande esforço para melhorar os indicadores relacionados a elas.


Por mais que essa prática possa atrair mais pessoas, ao não pensar em melhorias para os demais pontos de contato, seu negócio pode não alcançar um grande resultado de vendas.


Para entender o porquê disso, você pode imaginar o seguinte cenário: uma pessoa conhece a sua empresa e começa a interagir mais com ela pelas redes sociais, por exemplo.


Essa pessoa se identificou muito com a forma que sua empresa se comunica com o público, o que fez surgir o interesse de conhecer seus produtos. Ao entrar no seu site, ela navega por um tempo e adiciona alguns itens no carrinho.


Após pensar um pouco, ela decide finalizar a compra. Mas no final do checkout, a sua compra não consegue ser finalizada porque o pagamento não foi aprovado. Como ela não encontra outro meio de pagamento para finalizar a compra, ela resolve não prosseguir com a operação.


Esse cenário é muito comum quando a empresa não consegue oferecer o meio de pagamento preferido de seu público.


Quando a empresa não se preocupa com a forma que seu cliente finaliza sua compra, ela acaba perdendo não só com essa venda, mas também com o investimento feito para conseguir esse cliente.


Como resultado, sua taxa de aceitação pode diminuir conforme vários clientes têm essa mesma experiência de compra no seu negócio.


Para reverter essa situação e permitir que seus clientes consigam realizar o pagamento, é necessário trabalhar com um bom mix de pagamentos.


Qual a melhor forma de ter um mix de pagamentos?


Atualmente existem diversos meios de pagamento diferentes para você utilizar no seu negócio. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, o que pode dificultar na hora de escolher qual a sua empresa utilizará.


Para ajudar você no seu processo de decisão, separamos a seguir algumas práticas que você pode adotar para ter um mix de meios de pagamento que atenda as necessidades do seu negócio.


1) Conheça os métodos de pagamento que o público mais utiliza


É realmente muito interessante trabalhar com o maior número de meios de pagamento possível. Mas no início, você pode focar somente naqueles que o público mais utiliza e gostaria de ver no seu negócio.


Para conhecer quais são esses meios de pagamento, você pode analisar pesquisas de mercado que trazem dados sobre os meios de pagamento mais utilizados pelo público.


Mas, caso você queria ser totalmente objetivo e conhecer os principais métodos que o seu público utiliza, você pode desenvolver uma pesquisa com seus clientes perguntando qual meio de pagamento eles mais utilizam nas compras.


2) Entenda os custos de cada método e seu nível de segurança


Após saber quais métodos de pagamento seu público mais utiliza, é importante pesquisar os preços praticados no mercado e analisar como você consegue suportá-los sem causar prejuízo para o negócio.


Mas aqui é necessário ter cuidado para não acabar escolhendo a solução mais barata do mercado. Então procure escolher a opção com o melhor custo-benefício, que tenha funcionalidades que realmente atendam o seu negócio e tenham um bom funcionamento.


Além dos custos, também é fundamental verificar o nível de segurança que cada meio proporciona. Verifique como eles lidam com fraudes no pagamento e se eles possuem políticas de proteção para os dados de clientes.


3) Veja como cada meio de pagamento se encaixa ao seu negócio


Por fim, após ter buscado as informações sobre os meios de pagamento a serem utilizados, você pode analisar como cada um deles se encaixa no seu negócio.


Aqui você pode checar como cada meio de pagamento se integra ao seu sistema. Verifique qual o nível de esforço que precisa ser empregado para realizar a integração e quanto tempo esse processo leva até ser concluído e estar disponível para seus clientes.


Você também pode analisar que tipo de checkout os métodos utilizam. É mais interessante quando as plataformas trabalham com o checkout transparente, que é quando o consumidor não precisa ser redirecionado para outro site para realizar o pagamento.


Dessa forma, ele permanece no mesmo ambiente sem notar qualquer diferença entre seu negócio e a plataforma de pagamentos, fazendo com que ele se sinta mais confiante para finalizar a operação.


Como a Plug ajuda a otimizar sua taxa de aceitação?


Até aqui você já viu que trabalhar com um mix de meios de pagamento é algo que pode melhorar muito a sua taxa de aceitação, logo influenciando suas vendas.


Mas, ter que se conectar com cada sistema dos meios de pagamento que você pesquisou pode ser algo trabalhoso e demorado, fazendo com que sua taxa de aceitação continue baixa por um período maior que o esperado.


Para evitar essa situação, você pode contar com a Plug! Nós desenvolvemos uma plataforma única que permite trazer mais rapidez e facilidade na hora de se integrar com os meios de pagamento.


Conosco, você realiza a integração dos sistemas uma única vez e já tem acesso a múltiplos meios de pagamento que ajudam a aumentar suas vendas e a sua taxa de aceitação!


Fale com nosso time e saiba como a solução da Plug pode beneficiar o seu negócio e manter sua taxa de aceitação alta!





Blog