Você sabia que é possível fazer Estorno de Pix nas suas vendas? Entenda os detalhes!

O Estorno do Pix é a devolução automática do dinheiro transacionado durante uma venda. Mas antes de falar sobre o estorno do Pix, vale a pena fazermos uma pequena retrospectiva sobre este método de pagamento e olharmos para o cenário atual referente aos seus expressivos números no Brasil.





O que é o Pix e como ele funciona nas empresas?


O Pix é um pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil que funciona todos os dias e em qualquer horário. Com ele, os valores são transferidos entre contas em poucos segundos. Podem utilizar este meio de pagamento pessoas físicas e empresas que dispõem de conta corrente, poupança ou uma conta de pagamento pré-paga. As transações podem ser feitas entre qualquer banco, de banco para fintech, de fintech para instituição de pagamento, entre outros. Para fazer um Pix, basta utilizar a chave cadastrada na instituição financeira ou pela leitura do código QR, que é feita pela câmera do celular.


De acordo com o Banco Central, as transações feitas por Pix já chegam ao volume de R$ 7,5 trilhões, com um total de 14 bilhões de operações. Pode-se dizer que ele já é o meio de pagamento mais popular no país, superando o uso dos cartões de crédito, débito, boletos e transferências bancárias. O maior percentual de sua utilização ainda fica a cargo das pessoas físicas, como indica o gráfico do BCB.



Quantidade de usuários que já fizeram PIX
Fonte: Banco Central

Porém, no mundo corporativo, o Pix também apresenta uma tendência de crescimento progressivo. E ainda possui vantagens competitivas frente aos outros meios de pagamento tradicionais. O Bacen destaca que em outros meios eletrônicos (i.e. cartão de crédito/débito, boleto e transferência bancária), as taxas cobradas são mais altas e o prazo para o recebimento do dinheiro pelo comércio pode levar até mais de 30 dias. O Pix não só acaba sendo mais barato, como também mais rápido para o crédito da transação. Portanto, as perspectivas futuras do uso do Pix para os negócios são bastante promissoras.


Fique por dentro dos tópicos que abordaremos aqui neste post:

  • O que é o Pix e como ele funciona nas empresas?

  • O Pix nos Negócios

  • Como funciona o Estorno de Pix?

  • Por que fazer um Estorno de Pix?

  • 5 motivos principais que levam negócios a realizarem um Estorno de Pix


O Pix nos negócios


Um exemplo de como o Pix empresarial costuma beneficiar negócios é com o comércio eletrônico, pois a confirmação do pagamento feita em poucos segundos acelera o processo de envio da mercadoria para o seu destino - neste caso, contribuindo para a otimização logística. Esta transação mais rápida também facilita a gestão da loja digital, uma vez que a confirmação imediata da venda e seu recebimento permitem a recomposição e a melhor previsibilidade do estoque.





Como funciona o Estorno de Pix para um negócio digital?


O estorno do Pix é a devolução automática do dinheiro transacionado durante uma venda. Com a Plug, é possível fazer o estorno total ou parcial da cobrança, dependendo da instituição financeira. Veja a documentação.


Inclusive, essa é uma dor comum entre lojistas. Antes, comerciantes precisavam fazer esta devolução de maneira manual, o que além de consumir tempo atrapalhando as operações, acabava gerando erros e prejuízos financeiros.


Esta funcionalidade já está disponível para clientes da Plug que usam o Pix no dia a dia e precisam realizar uma devolução de pagamento. Segundo a resolução do Banco Central do Brasil, com o Pix é possível realizar o estorno da compra com até 80 dias da operação. E vale lembrar que nem todas as instituições hoje no Brasil são capazes de processar este procedimento.



Por que fazer um Estorno de Pix?


Compras podem ser contestadas, principalmente quando a venda é realizada à distância pela internet. São vários os motivos que podem levar ao estorno do Pix por uma empresa. Então, estar pronto e possuir a ferramenta certa na execução desta ação é muito importante para a eficiência do negócio. Afinal, o Estorno do Pix é automático via API e não precisa acionar a área de atendimento, entrar em contato com o consumidor e etc.


5 motivos importantes que levam negócios a realizarem um Estorno de Pix:

  • Pagamento incorreto

  • Devolução de um determinado produto

  • Cancelamento da compra pelo cliente

  • Realização de uma compra errada

  • Fraude na compra

Conseguiu identificar a relevância de possuir dentro do seu negócio uma ferramenta confiável que possa realizar automaticamente um estorno de Pix? O ganho não será apenas na eficiência do negócio, mas principalmente na experiência do usuário, resolvendo suas demandas de uma forma ágil.



Diversificar Pagamentos com vários Provedores: a vocação da Plug


Facilidade: assim como acontece com os outros métodos de pagamento, com a API da Plug fica fácil integrar e processar as transações financeiras por Pix por meio de diversos provedores em plataformas digitais.


Agilidade: empresas costumam fazer uma nova integração de pagamentos a cada 14 meses, e cada nova integração pode levar meses para sua conclusão e tudo isso exige um alto investimento. A API da Plug se integra rapidamente ao seu negócio e agiliza este processo. Deixe o desenvolvimento tecnológico conosco, enquanto sua empresa investe tempo e recursos com o que sabe fazer melhor.


Infraestrutura: na hora de realizar uma venda online, ter uma infraestrutura resiliente é fundamental. Afinal, ninguém quer ficar refém de provedores, especialmente em momentos de pico. E esta vantagem não se restringe só ao Pix, mas também aos boletos, cartões de crédito e débito. Com a API da Plug, não existem estes “momentos de pico”. Seu negócio funciona de maneira regular 24/7.


Orquestração: com nossa única integração, empresas digitais podem se conectar com diversos provedores, sejam bancos, adquirentes, subadquirentes, métodos de pagamentos, antifraudes, conciliação e etc. E a API da Plug promove a melhor combinação destes, uma vez que o seu negócio passa a ter o controle sobre a performance de cada operador. Nós permitimos a melhor inteligência modular destes serviços para o seu negócio.


Personalização: poder diversificar dentro do arranjo de pagamentos digitais torna o fluxo de cobrança totalmente personalizável e mais seguro, facilitando negócios de qualquer tamanho ou segmento. Você escolhe com quem quer se conectar! Veja aqui a importância de rotear pagamentos para mais de um provedor.


Economia: pague em média 30% a menos em taxas e aumente o percentual de aprovação das transações ao fazer composições com diversos provedores com diferentes critérios de análise de risco.



Conclusão


Uma única API levando a múltiplos provedores de pagamentos e resolvendo problemas de instabilidade, perda de vendas, alto custo com desenvolvimento, alto custo com taxas, indisponibilidade, fraudes, falta de escalabilidade e flexibilidade para as necessidades!


Veja como a Plug pode ajudar o seu negócio a enfrentar os desafios do dia a dia. Entendemos o que é importante para a sua empresa. Converse com nossos especialistas e conheça a nossa solução.




Blog